Agência de Bacia

O que são Agências de Bacia?

São entidades dotadas de personalidade jurídica própria, descentralizada, sem fins lucrativos e de interesse social, que integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).

Anteriormente chamadas de Agências de Água, sua criação está prevista na Lei 9.433/1997, mediante solicitação de um ou mais Comitês de Bacia Hidrográfica.

As Agências de Bacia prestam apoio administrativo, técnico e financeiro aos seus respectivos Comitês de Bacia Hidrográfica, que  são órgãos colegiados de natureza normativa e deliberativa e, por isso, não possuem atribuições para estabelecer contratos financeiros, possuir patrimônio, etc. Sua finalidade é a de promover o gerenciamento participativo e democrático dos recursos hídricos na sua respectiva bacia hidrográfica.

Outras denominações comuns às Agências de Bacia são: Entidades Delegatárias e Secretarias Executivas.

Agência Peixe Vivo: a Agência de Bacia do CBH Verde Grande

A Agência Peixe Vivo é uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, composta por empresas usuárias de recursos hídricos e organizações da sociedade civil, tendo como objetivo a execução da Política de Recursos Hídricos deliberada pelos
Comitês de Bacia Hidrográfica.

A Peixe Vivo foi criada em 2006 para exercer as funções de Agência de Bacia para o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio das Velhas. Desde então, com o desenvolvimento dos trabalhos, negociação com outros comitês e reestruturação da organização, tornou-se também a Agência de Bacia dos Comitês do rio São Francisco e rio Pará.

Em 2015, foi indicada à Agência de Bacia do CBH Verde Grande através das Deliberações nº 54/2015   e nº 56-2016   . Esta indicação  foi aprovada pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos através de sua Resolução n° 187/2016.

Já em 2017, a Agência Peixe Vivo e a Agência Nacional de Águas (ANA) assinaram o Contrato de Gestão nº 083/2017, com a interveniência do CBH Verde Grande, para o exercício de funções de Agência de água deste Comitê. O referido Contrato tem prazo de vigência até 31 de dezembro de 2020, podendo ser prorrogado mediante celebração de termo aditivo específico.

Clique aqui para saber mais sobre a estrutura da Agência Peixe Vivo e suas competências.

 

A Agência Peixe Vivo é composta (clique nos links para conferir a composição de cada setor):

ASSEMBLEIA GERAL – Órgão soberano da Agência Peixe Vivo, constituída por empresas usuárias de recursos hídricos e organizações da sociedade civil.

CONSELHO FISCAL – Órgão fiscalizador e auxiliar da Assembléia Geral, do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva da Agência Peixe Vivo.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – Órgão de deliberação superior da Agência Peixe Vivo define as linhas gerais das políticas, diretrizes e estratégias, orientando a Diretoria Executiva no cumprimento de suas atribuições.

DIRETORIA EXECUTIVA – Órgão executor das ações da Agência Peixe Vivo.

Acesse também: