Manual Operativo do Plano

O Manual Operativo do Plano (MOP) configura-se como uma nova ferramenta para a gestão de recursos hídricos uma vez que objetiva garantir maior efetividade na implementação do Plano de Recursos Hídricos da bacia do rio Verde Grande já que especifica as estratégias e ações necessárias.

O MOP tem como objetivo orientar a forma de atuação do CBH Verde Grande e dos órgãos gestores de recursos hídricos da Bacia no processo de transformação do que foi estabelecido no PRH Verde Grande em ações concretas e propor uma agenda detalhada a ser seguida pelos mesmos atores.

Este estudo está contemplado no Plano de Trabalho Específico (PTE) no âmbito do Contrato de Gestão 083/2017, celebrado entre a Agência Nacional de Águas -ANA e a Agência Peixe Vivo, com anuência do CBH Verde Grande. A empresa que está realizando o MOP do Verde Grande, selecionada via licitação, é a HIDRO BR Soluções Ambientais.

Saiba mais sobre o Manual Operativo do rio Verde Grande:

 

1ª Oficina Participativa do MOP – Verde Grande, realizada em 08.08.2019, no auditório da EPAMIG em Nova Porteirinha/MG. Foto: Arquivo CBH Verde Grande 2019.

 

Apresentação, por teleconferência, da versão consolidada do Manual Operativo do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do rio Verde Grande, realizada no dia 05.05.2020 (2ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica Consultiva – CTC)