Ações de combate à desertificação e degradação da terra são executadas na bacia do rio Juramento

03/09/2021 - 16:41

Uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA, garantiu em dezembro de 2020 um investimento na ordem de 1,5 milhão de reais para financiamento de obras visando à recuperação de terras degradadas na bacia hidrográfica de Juramento-MG, Alto Verde Grande.

As ações contemplam a construção de barraginhas para retenção de águas de chuva e terraços em curva de nível para melhor absorção da água de chuva e contenção de erosão, além de adequação ambiental de estradas e recuperação de pastagens. Importante ressaltar que, de forma inovadora, esse trabalho utiliza a Metodologia Mineira de Caracterização Socioeconômica e Ambiental de Sub-bacias Hidrográficas, denominada Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP).

Na última quinta-feira, 02, o Coordenador do Projeto Águas do Verde Grande, Dirceu Colares, juntamente com o Presidente do CBH Verde Grande, Flávio Gonçalves e a Prefeita de Juramento, Marlene de Venâncio, estiveram na área da bacia do rio Juramento, onde estão sendo executadas as intervenções físicas mencionadas acima. Também participaram da visita representantes da EMATER- Regional Juramento e conselheiros das associações dos produtores rurais de Juramento, dentre outros.

O trabalho está sendo realizado pela empresa LOCALMAQ, vencedora do processo licitatório, em um prazo previsto de 12 meses.

Com a implementação de ações de recuperação de áreas degradadas e da sua cobertura vegetal na bacia do rio Juramento espera-se alcançar, a médio e longo prazo,  a diminuição de focos erosivos e do  carreamento de terra para nascentes e rios, e, por consequência, o aumento da disponibilidade hídrica e regularização da vazão.