CGG realiza 2ª reunião ordinária do ano

22/12/2020 - 11:42

Comissão Gestora da bacia hidrográfica do rio Gorutuba (CGG) realizou no dia 10 de dezembro, das 09:00 às 12:00 horas, sua 2ª Reunião Ordinária do ano de 2020. O encontro ocorreu por videoconferência para atender às medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19).

 

O coordenador da CGG, Adalberto Santos, iniciou a reunião agradecendo a participação de todos e, tendo sido constatado o quórum, submeteu a apreciação da ata na 1ª reunião ordinária do ano, realizada no dia 17 de setembro. Após considerações, a ata foi aprovada por unanimidade.

A título de informação, foi apresentado o calendário do Processo Eleitoral para renovação dos membros do CBH Verde Grande que ocorrerá no primeiro semestre de 2021, conforme Ofício 081/2020. Foi apresentado também o Planejamento Anual de Atividades do CBH Verde Grande para o próximo exercício, conforme Deliberação CBHVG 82/2020. Ademais, foi informada a substituição do membro Moacir Antunes de Souza por Juliana Lucas Correa, representante da Prefeitura Municipal de Janaúba.

Na sequência, Adalberto Santos explicou para os membros que o Promotor Dr. Daniel Castro  justificou formalmente sua ausência na reunião, mas comprometeu-se a enviar informações mais pormenorizadas a respeito do TAC nº MPMG- 0351.20.000133-4, que refere-se ao lançamento de efluentes no rio Gorutuba, assunto já amplamente discutido pela CGG.

Seguindo com a pauta, os membros discutiram com Wilde Gontijo, representante da Coordenação de Marcos Regulatórios e Alocação de Água da ANA, uma proposta de nova metodologia para critérios de cobrança pelo uso da água e também modelos de sustentabilidade das atividades de Operação, Manutenção e Monitoramento da barragem Bico da Pedra. 

Para saber mais, acesse os documentos abaixo: