Ministério do Meio Ambiente investe em recuperação do solo na bacia do rio Verde Grande

22/12/2020 - 10:14

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, assinou no dia 10 de dezembro o protocolo para recuperação de terras degradadas na bacia hidrográfica de Juramento-MG. A bacia do rio Juramento abastece o município de Montes Claros, onde vivem mais de 340 mil brasileiros.

O protocolo é uma parceria entre o MMA, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA.

Será investido um montante de R$ 1,5 milhão para a construção de  499 barraginhas para retenção de águas de chuva, 70 quilômetros de terraços em curva de nível, para melhor absorção da água de chuva e contenção de erosão, 35 quilômetros de adequação ambiental de estradas e recuperação de 167 hectares de pastagens. De forma inovadora, utiliza-se a Metodologia Mineira de Caracterização Socioeconômica e Ambiental de Sub-bacias Hidrográficas, denominada Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP), para a execução de intervenções físicas de caráter ambiental para o combate à desertificação e degradação da terra. Acesse o edital de contratação.

Estrada rural no município de Juramento/MG, com destaque para uma barraginha à esquerda.

Para saber mais, clique aqui.