Realizada a Alocação de Água do Sistema Hídrico Estreito e Cova da Mandioca (MG e BA)-2020/2021

09/06/2020 - 18:19

Foram realizadas nos dias 02 e 04 de junho as reuniões referentes  à Alocação de Água do Sistema Hídrico Estreito e Cova da Mandioca. Os encontros ocorreram por teleconferência a fim de atender às medidas de prevenção ao contágio e propagação do Covid-19 (corononavírus), conforme estabelecido na  Portaria ANA nº 104/2020.

O Processo de Alocação de Água foi coordenado pelas Superintendências de Regulação (SRE) e Fiscalização (SIF) da Agência Nacional de Águas -ANA e contou com a participação de usuários dos reservatórios Estreito e Cova da Mandioca, membros da Comissão Gestora do rio Verde Pequeno, representantes de diversas instituições, além de outros atores estratégicos da sub-bacia do rio Verde Pequeno.  Confira abaixo a lista completa de participantes.

Nas reuniões foram tratados os seguintes temas:

I. Alocação de Água 2019/2020: avaliação dos resultados e compromissos

II. Alocação de Água 2020/2021: cenários e tomada de decisão

III. Ações para efetivar a alocação de água

a. Operação da comporta do tronco adutor

b. Medição de vazão dos usuários do entorno

IV. Comissão de Acompanhamento da Alocação e Comissão da Comporta

V. Termo de Alocação de Água

No último encontro, após contribuições dos participantes, foi consolidado o Termo de Alocação de Água do sistema hídrico formado pelos reservatórios de Estreito (MG) e Cova da Mandioca (BA), com vigência de junho de 2020 a maio de 2021.

Além de estabelecer a situação hidrológica e as condições de uso no sistema hídrico, o documento contempla ainda os compromissos e ações firmados pelos atores da bacia para efetivação da Alocação de Água 2020/2021.

Para mais informações, acesse os documentos abaixo:

Reunião de Alocação Negociada de Água do Sistema Hídrico Estreito e Cova da Mandioca, bacia do rio Verde Grande, sub-bacia do rio Verde Pequeno, realizada em 04/06/2020, por teleconferência.